A empresa começa na década de 40, com a denominação de Oficina Busse, na pequena localidade de Cerro Azul, como era denominada a atual Cerro Largo. A Oficina, fundada por Otto Martin Busse, prestava serviços especializados como locomóveis, fabricação de peças de precisão, de peças para implementos agrícolas e tratores importados.
No ano de 1960, inicia a atividade industrial, com fabricação de implementos agrícolas, para suprir inicialmente as necessidades regionais. Já em 1961, começa a fabricação dos trituradores de cereais, e em 1965, as prensas de cana. Em 1966, a inauguração de fundição própria para fabricação de componentes, como a de arados reversíveis.
Já nesta época, a marca IBL (Irmãos Busse Ltda) era amplamente reconhecida pela sua qualidade, desenvolvimento de tecnologia própria com aperfeiçoamento de produtos e criação de novos. Em razão disto, a empresa amplia o mercado, atingindo no final da década de 60 os estados de Santa Catarina e Paraná. A partir daí, expandiu em pouco tempo, para todos os estados do país e vários países da América Latina.
Até 30 de junho de 1972, a empresa denominava-se Irmãos Busse Indústria e Comércio, conhecida por Irmãos Busse Ltda, com seus proprietários Heinz Gottfried Busse e Werner Herique Busse. A partir de 01 de julho de 1972 a empresa se separou em duas. O nome inicial Irmãos Busse Indústria e Comércio Ltda mudou, passando para Industrial Busse Ltda, sendo assim conhecida até hoje.
Atualmente, a empresa conta com duas unidades fabris, equipadas com modernos equipamentos e métodos de produção, visando a qualidade, aplicada nos produtos e soluções ao agronegócio, especialmente no setor de transporte de grãos, preparo do solo, máquinas para produção de silagem e alimentação animal.